Sem comentários

ANTÓNIO DE ALMEIDA FEZ DO NEGÓCIO DOS SAPATOS UM MOTE DE VIDA

A empresa António de Almeida Lda. É uma empresa familiar que conta com 43 anos de sucesso na indústria de calçado direcionado para o mercado feminino.

“Ao meu pai falta alcançar o mundo…”

Quem diz é Maria João, filha de António Almeida, que firmou o vínculo na empresa à relativamente pouco tempo.

A família Almeida era mestre na confecção de chapéus mas a visão de António de Almeida permitiu-lhe perceber que a arte do calçado o levaria longe.

A empresa intitulada como “Gudiva” teve o seu início em 1970, numa pequena fábrica fundada por António de Almeida e sua esposa Idalina Conceição Silva.

Hoje esta fábrica “Agudivar”, cujo nome teve de ser alterado, devido ao registo da marca já ser existente, mudou e ampliou à cerca de sete anos as instalações e, se no último ano produzia cerca de 400 pares por dia, o número é atualmente quase o dobro – 700 pares.

António de Almeida é sócio fundador de outra empresa, a “Costa Paiva e Maia”, de componentes para calçado, na qual o filho António Almeida se encarrega da gerência.

As duas empresas juntas, empregam atualmente mais de cem pessoas.

A exportação do calçado foi possível graças ao Sérgio Almeida, filho do administrador e hoje 99% da produção é direcionada a países como a Rússia, Polónia, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Roménia, Dinamarca e França.

A empresa, em constante evolução, chega ao cliente através das feiras internacionais como a de Milão. Neste momento preparam a feira de Xangai, um enorme passo na conquista do mercado asiático.

E fica a faltar o resto do mundo…

O segredo do sucesso reside, segundo António de Almeida, na “qualidade”, no cumprimento de prazos das entregas e na competitividade dos preços.

“Se amanhã conquistarmos um novo cliente, vamos estimá-lo e trabalhar para o manter”, revela.

A implementação da própria marca “Sónia Patrício” é também uma realidade, sendo que a marca pretende ir mais além, sobressaindo pelas suas linhas renovadas e jovens.

Sónia Patrício calça a mulher moderna, casual e independente. Assim a empresa domina de forma inteligente ambos os segmentos, tanto o clássico como o jovem e arrojado.

“Crescer de forma responsável”, são as palavras que António Almeida usa para descrever a sua caminhada. E não se admire se ouvir o sotaque português e países como a Rússia, Inglaterra e até China pois o bom calçado nacional está mesmo para conquistar o mundo…

Fonte: Revista Gestão Global – Edição 8 (2013)

Leave a Reply